música

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A evolução da armadura do homem de ferro


Desde sua criação, o Homem de Ferro possuiu inúmeras armaduras, começando com a original, totalmente rústica e improvisada, chegando até as com tamanho poder que o coloca no páreo com qualquer herói da Marvel, muitas vezes até mais poderoso.

Todas as armaduras protegem o usuário de ataques físicos e energéticos, possuem capacidade de vôo, aumentam a força e possuem sistemas de comunicação como rádio e radares. Atualmente a armadura é recarregada com energia solar, mas antigamente era
mais do que normal ser usada a boa e velha tomada.

Anos 60:

A ORIGINAL

Tales of Suspense #39
A armadura original do Homem de Ferro foi criada durante seu cativeiro no vietnã, totalmente improvisada, lembra muito os robôs de filmes antigos, é feita de ferro normal, fornece ao usuário a força de aproximadamente dez homens, além de conferir proteção contra fogo, frio, ataques energéticos, ácido e repele totalmente projéteis de armas de fogo de pequeno e médio porte. Os jatos de ar comprimido permitem ao usuário dar saltos longos, mas ainda não permitem o vôo em si. Essa armadura, apesar de ser usada em apenas uma aventura, é clássica e é constantemente lembrada em qualquer referência ao herói, tanto que foi usada no filme.

VINGADORA DOURADA
Tales of Suspense #40
Apesar de ser maneira, a armadura cinza poderia causar alguma repulsa com o público, e para melhorar a sua imagem Stark mudou a cor da armadura para dourado. A mudança fundamental para sua nova vida de herói foi a capacidade da armadura poder ser guardada em uma simples maleta, agora não era mais feita de partes rígidas de metal e sim de um composto ultra flexível, apenas a placa em seu peito que salvava sua vida deveria permanecer intocada.
Depois quase todas as armaduras eram feitas desse mesmo material. Ela agora permitia um vôo limitado e desajeitado, e foi a primeira a possuir um campo de energia, além de poder ser recarregada por energia solar, o que facilitava a vida do herói consideravelmente. Como armas, possuía o clássico “Monobeam” que saia de seu peito, um martelo de demolição, serra que podia sair até de seus dedos, broca de mão, campo magnético que permitia a manipulação de objetos a distância e um gerador de campo elétrico. Para comunicação havia um microfone, rádio, radar e gravador.
A armadura foi destruída, obrigando Tony a construir uma réplica, dessa vez mais leve e móvel.

VERMELHA E DOURADA

Tales of suspense #66
Essa armadura, composta de uma ultra-fina malha 3D, permitia uma ótima mobilidade, e poderia ser recarregada sendo ligada em tomadas, ou seja, era a própria praticidade em armadura. A capacidade de vôo foi aumentada, permitindo velocidade e controle.
Possuía o Monobeam, uma arma de prótons, raios repulsores, o poder eletromagnético que lhe permitia manipular objetos a distância. Para comunicação os rádios e radares continuavam ali, a novidade foi um reprodutor de imagens e um patins. Com o passar dos anos, a armadura foi se aperfeiçoando em força, mobilidade, e poder de fogo, além de possuir um inédito controle neural das funções da armadura. As cores vermelha e dourada foram inspiradas na infância de Stark, eram as cores de seu colégio quando criança. A armadura chegou até a ter um bizarro nariz, que foi retirado pouco tempo depois.
Anos 70:
Nos anos 70 não houve grandes mudanças, a vermelha e dourada continuou firme e forte, essa é a armadura clássica e até os dias de hoje, quando não tem outra Tony a utiliza.
Anos 80:
Com o tempo, Stark percebeu que havia situações em que a sua armadura não era exatamente apropriada, por isso, ele começa a desenvolver outros tipos para serem usadas em diversas ocasiões, uma que pode ser usada no espaço, outra com tecnologia stealth, etc.

CENTURIÃO PRATEADO
Iron Man (Vol 1) #200
Permanecendo com sua armadura clássica por muito tempo, com atualizações freqüentes, tudo estava muito bem até um golpe do vilão Obadaiah Stane o fazer perder suas empresas e deixá-lo totalmente falido. Na sarjeta, Tony Stark se entrega a bebida, e se torna totalmente incapaz de usar seu traje, e por isso elege um novo Homem de Ferro, ficando apenas como supervisor e conselheiro.
Jim Rhodes, amigo do peito e braço direito de Tony, assume a armadura e faz um bom trabalho, o problema era que ele não sendo um gênio como seu amigo, ele não fazia as atualizações necessárias, e por isso foi ficando cada vez mais fraco e vulnerável aos vilões, principalmente ao próprio Stane, que desenvolve a armadura Monge de Ferro, superior a armadura clássica que Rhodes usava.
Mas, Tony larga a bebida e resolve tomar uma atitude e colocar ordem na casa, ele faz mudanças radicais em sua armadura, melhorando armamento, defesa, potência e podendo até ficar invisível, Tony acabou com o Monge de Ferro e recuperou sua fortuna. A armadura criada por Bob Layton, dividiu opiniões por seu esquema de cores, misturando vermelho, prateado e amarelo,mas acabou durando pouco e foi destruída posteriormente na guerra das armaduras.

NEOCLÁSSICA
Iron Man (Vol 1) #231
Durante a guerra das armaduras, o Homem de Ferro se viu enfrentando o assassino pago pelo governo Poder de Fogo, contra seu incrivel poder de fogo e vôo, até mesmo a Centurião Prateado não teve chance e foi feita em pedaços. O que fez Tony criar a Neoclássica. Era tão poderosa, que Tony chegou a cogitar destruí-la, com medo que seu poder de bélico caísse em mãos erradas. Mas ele mudou de idéia e resolveu usá-la com algumas mudanças, como por exemplo o controle remoto a distância, o que lhe foi muito útil, já que tinha sua saúde bem prejudicada. Assim ele acabou com Poder de Fogo com facilidade.

MÁQUINA DE COMBATE
Iron Man (Vol 1) #281
Essa armadura foi construída para enfrentar o clã de ninjas Mestres do Silêncio, que destruíram a Neoclássica totalmente.
Tinha mira automática, laser, canhão e todo tipo de arma. Mais para frente, veio a ser usada por Jim Rhodes. A armadura é famosa no Brasil também pela sua aparição no game Marvel Vs Capcom.

UNIDADE DE TELEPRESENÇA

Iron Man (Vol 1) #290
Com seus problemas de saúde agravados e a incapacidade de combater o mal pessoalmente, Tony resolve criar uma armadura para ser controlada a distância, e como ele não a usaria, ele tem mais espaço para armas e gadgets, ela também não tem a fenda da boca, ou seja, é completamente robótica, fria e sem emoção, por isso não foi tão bem recebida. Depois disso as armaduras do Homem de Ferro entraram em uma fase de extremo mal gosto e falta de criatividade.

EXTEMIS

Iron Man (Vol 4) #5
Depois de ter sua armadura destruída por um vilão com Extremis, um nanovírus que dava poder ao portador, Tony não viu alternativa a não ser injetá-lo nele mesmo, o que era arriscado acabou sendo um acerto. O vírus deixou Tony mais poderoso, mais forte, mais inteligente (ainda), com fator de cura, ele poderia até se conectar mentalmente a aparelhos eletrônicos. Essa armadura foi usada durante a Guerra Civil, e por isso deve permanecer como a principal por um bom tempo. Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário